top of page

Literatura 18 

Semiótica Social: Leitura da Cidade

  • Foto do escritor: Alexandre Paiva
    Alexandre Paiva
  • 20 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Imagens produzem e reproduzem relações sociais, comunicam fatos, divulgam eventos e interagem com seus leitores com uma força semelhante à de um texto formado por palavras. A semiótica, tal como originalmente definida por Ferdinand de Saussure, é "a ciência da vida dos sinais em sociedade". A semiótica social se expande sobre as idéias fundadoras de Saussure explorando as implicações do fato de que os "códigos" de linguagem e comunicação são formados por processos sociais. A implicação crucial aqui é que os significados e os sistemas semióticos são moldados pelas relações de poder e que, à medida que o poder se desloca na sociedade, nossas línguas e outros sistemas de significados socialmente aceitos podem e devem mudar, isto é, a abordagem funcionalista da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (2000), para quem há, nos textos imagéticos, uma metafunção representacional que descreve os participantes em uma ação, uma interacional que descreve as relações sócio-interacionais construídas pela imagem e uma outra composicional que combina seus elementos. De inicio a proposta desta atividade é utilizar os conceitos da Gramática do Design Visual e analisar um anúncio publicitário encontrado exposto em diversas ruas da cidade de São Paulo durante a semana do Grande Prêmio de Formula 1.

O anúncio selecionado para análise acima é uma propaganda do evento Heineken F1 Festival – Senna Tribute, evento criado para homenagear um dos maiores ídolos brasileiros de todos os tempos, Ayrton Senna. Na propaganda, na parte superior representando à corrida a ser realizada no autódromo de Interlagos está o logo da Formula 1, na parte central do anúncio encontra-se o patrocinador e idealizador do evento e na parte inferior o logo do instituto Ayrton Senna. Analisaremos duas categorias: categoria dos participantes e a categoria da composição espacial do significado. A categoria dos participantes explicita os atores sociais do texto, as vozes sociais presentes no texto; e a categoria da composição espacial do significado mostra como a disposição espacial dos objetos no texto interferem na construção de sentido.

Na categoria de participantes encontramos inseridos no anúncio: A organização Formula 1 representada pelo logo não verbal, a cervejaria Heineken representada por sua estrela vermelha e por ultimo o instituto Ayrton Senna representada pelo seu "S" de Senna, e indicando ser a voz social do evento. Nota-se a interação das cores que chamam a atenção pelo fato de ser a mesma cor da embalagem da cerveja do patrocinador do evento. Na categoria da composição espacial do significado temos o valor da informação. Nele percebemos como a disposição dos elementos influência na construção dos sentidos, a ordem dos logos tem o propósito inicial de anunciar o grande prêmio de formula 1 (Logo principal F1 - Superior ideal), na zona inferior temos o "S" de Senna (inferior real) representativo no sentido social e na zona central (centro relevante) representando o organizador do evento "A cervejaria" com as cores de seu produto, isto é, criar o sentido de relação automobilismo e cerveja. O anúncio claramente contextualiza as relações de poder associadas aos consumidores de cervejas e fãs de automobilismo.

Texto por Alexandre Paiva


 
 
 

Comentarios


bottom of page